Grupo Ambientalista Nascentes

Postado por ganaorg Comentários desativados

Representando a Sociedade Civil, Yuri Pithon (Grupo Ambientalista Nascentes-Gana) participou nos dias 12 e 13 de Julho, no auditório do INGÁ- Instituto de Gestão das Águas e Clima, Salvador-Ba do 1º Fórum Baiano de posse e realização da oficina de Formação dos conselheiros dos 10(dez)Comitês das Bacias Hidrográficas do Estado da Bahia, CBHs: Recôncavo Norte e Inhambupe, Paraguaçú, Verde e Jacaré, Salitre, Do Leste, Do Itapicuru, Do Rio Grande, Do Rio Corrente, Do Rio das Contas, e CBH do Entorno do lago do Sobradinho. Para participar deste encontro, foram convidados três integrantes de cada Comitê, inclusive, os representantes eleitos nesta semana para compor os três novos CBHs dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (Frabes), dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (PIJ), e do Recôncavo Sul. O objetivo do fórum é criar um canal de comunicação para facilitar o diálogo e a integração das ações dos dez Comitês de Bacia Hidrográficas da Bahia já formados e dos outros quatro em processo de formação, com vista ao fortalecimento das mesmas.

O encontro permitirá uma articulação entre os colegiados estaduais, contribuindo, de maneira integrada, com a implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos – cujo Ingá (autarquia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) é o órgão gestor.
Além de integrar os Comitês de Bacia baianos para a troca de experiências e a busca de soluções para problemas comuns, o fórum também vai propiciar o fortalecimento destes colegiados para a participação, em nível nacional, das pautas referentes à gestão de recursos hídricos, de forma participativa e descentralizada.
Yuri Pithon (Gana) foi escolhido como representante da Sociedade Civil, após realização da Plenária que aconteceu no último dia 07 de Julho na Câmara Municipal dos Vereadores da cidade de Nazaré-Ba, onde foram eleitos 08(oito) representantes Titulares que comporão o Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul (CBH RECSUL).
Este Comitê engloba 55 cidades da Bahia e foram inscritos 231 representantes, destes, 92 foram devidamente habilitados a concorrerem e finalmente 08 foram escolhidos democraticamente pelos representantes das ONGs, OSCIPs, Instituto de Ensino e Pesquisa, Sindicatos, Associações, como membros do Comitê do Recôncavo Sul.
O Recôncavo Sul apresenta áreas bem conservadas de Mata Atlântica, com extensos manguezais e restingas, que formam um amplo estuário. Essa característica tem se tornado um atrativo turístico, com a realização de passeios nas diversas ilhas existentes na península.
Na parte Noroeste desta RPGA, a formação é de Caatinga, com clima Semi-Árido caracterizado pela irregular distribuição pluviométrica. A maioria dos cursos d água neste trecho é intermitente e é alta a suscetibilidade à desertificação – o que demanda atenção redobrada no manejo das águas. Há uma forte organização das comunidades locais voltada para a agricultura familiar, além da produção de piaçava e dendê.
A Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul é constituída pelas bacias hidrográficas de rios estaduais, que deságuam no Oceano Atlântico, na contra-costa da Ilha de Itaparica, na contra-costa do Arquipélago de Tinharé-Boipeba e na Baía de Camamu, limitada ao norte e a oeste pela RPGA do Rio Paraguaçu, e ao sul e a sudoeste pela RPGA do Rio das Contas.

categories: Notícias

Sobre

O Grupo Ambientalista Nascentes (GANA) é uma associação civil sem fins lucrativos ou político-partidários.