Grupo Ambientalista Nascentes

Postado por ganaorg Comentários desativados

Durante muito tempo,

utilizar sacos e sacolas plásticas era algo normal e aparentemente inofensivo. Apenas recentemente o cidadão comum e mesmo os ambientalistas descobriram o real impacto causado pelos sacos plásticos na natureza.

Chamar a atenção sobre o enorme impacto ambiental dos sacos plásticos

e sugerir outros caminhos para um consumo consciente é o objetivo maior desta campanha lançada pelo Ministério do Meio Ambiente, e que tem um nome super sugestivo: Saco É Um Saco.

E se você pensar, realmente, saco plástico é um saco pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você!

Os sacos e sacolas plásticas são produzidos a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos naturais não-renováveis.

O impacto das sacolinhas começa aí: como consumimos sacolas plásticas aos bilhões em todo o mundo, e sendo elas descartáveis, a pressão por esses recursos naturais só aumenta.

Depois de extraído, o petróleo passa pelo refino, que consome água e energia e ainda emite gases de efeito estufa e efluentes.

O plástico é um material altamente resistente, e por isso as sacolas plásticas podem durar até 400 anos na natureza!

Enquanto isso, elas ajudam a deixar mais sujas as cidades, florestas e oceanos, sendo depósito para água das chuvas e berçário para mosquitos, entupindo bueiros e causando a morte de animais.

A sacola plástica não é a vilã do meio ambiente, mas seu consumo excessivo é um grande problema ambiental.

E O QUE FAZER?

Os problemas ambientais das sacolinhas plásticas são muitos, por que elas são muitas – são bilhões todos os anos! – e está em nossas mãos diminuir esse impacto. A saída mais saudável é você, aliás, somos todos nós mudarmos hábitos que nos acompanham há muitos anos. Pode não parecer lá muito fácil… mas é!

Vamos a um exemplo.

Você está em um supermercado e na hora que o rapaz for ensacar as suas compras, diga apenas: “Não, obrigado!”. Leve suas compras em sacolas retornáveis ou caixas de papelão que muitas lojas já oferecem aos seus clientes. É desta forma que, pouco a pouco, as coisas vão se transformando. O que você fez se chama consumo consciente.

Portanto, participe! Descubra neste site outras dicas de como você pode reduzir seu consumo de sacolas plásticas e que, muitas vezes, você pode apenas dizer “não, obrigado!”.

Recusar ou diminuir o consumo de sacos e sacolas plásticas, adotar uma sacola retornável ou outra alternativa são ações típicas do consumidor consciente. Reduzir o consumo de sacolas plásticas é só o começo de uma sociedade mais sustentável.

Saco é um saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você.

Acesse: www.sacoeumsaco.com.br

categories: Notícias

Sobre

O Grupo Ambientalista Nascentes (GANA) é uma associação civil sem fins lucrativos ou político-partidários.