Grupo Ambientalista Nascentes

Postado por ganaorg Comentários desativados
Várias escolas da rede pública de ensino do Tocantins vêm realizando em suas comunidades a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que á a Conferência na escola. Durante o evento, a unidade de ensino irá debater questões urgentes como a construção de sociedades sustentáveis e de um pensamento e de ações ambientalmente conscientes nos âmbitos local e global. 
A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é uma campanha pedagógica que discute o meio ambiente em sua dimensão política e caracteriza-se pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates socioambientais. 
Nesse primeiro momento, cada escola vai promover uma conferência envolvendo a comunidade, para assumir uma responsabilidade com base no tema estudado; pensar em uma ação, de acordo com a responsabilidade a ser realizada na escola; indicar um delegado ou delegada (e suplente); e criar um cartaz que traduza o resultado do trabalho coletivo.
Responsabilidade
No segundo momento, que é a Conferência Estadual, prevista para acontecer no final deste ano, as responsabilidades escolhidas na Conferência na escola serão debatidas pelos delegados e delegadas. Depois de debatidas e votadas, as responsabilidades de cada Estado vão compor a Carta das Responsabilidades do Estado com propostas para o enfrentamento das mudanças ambientais globais, que serão levadas pelos delegados e delegadas escolhidos nas conferências estaduais à Conferência Nacional.
Conferência na escola 
Por isso a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente começa na escola. Para que estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade escolar sejam envolvidos na reflexão conjunta sobre a melhoria da qualidade de vida, na troca de idéias, assumindo e compartilhando responsabilidades e ações que delegados e delegadas estaduais levarão para a Carta das Responsabilidades para o enfretamento das mudanças ambientais globais, durante a III Conferência, em Brasília, no ano que vem. 
A III Conferência vai trabalhar com o conceito de responsabilidades individuais e coletivas; ações locais; e projetos de pesquisa, que devem estudar os subtemas da Conferência, relacionando-os com o contexto local.
Esse será um modo de busca do conhecimento sobre os subtemas levantados e de estendê-lo na direção de uma ação. O projeto deve ter como objetivo a reflexão sobre o desejo de transformar a realidade, tendo em mente a resolução de uma situação problema local. 
Guaraí 
Em Guaraí, município localizado 173 quilômetros de Palmas, escolas estaduais e municipais, em parcerias com órgãos governamentais e não governamentais, irão participar na sexta-feira, 10, a partir das 7h, de uma caminhada sobre a III Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. O ponto de partida será em frente a Prefeitura Municipal e, posteriormente, os participantes percorreram as principais avenidas da cidade. 
O objetivo é fortalecer a educação ambiental, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar. Neste evento, os alunos do 6º ao 9º ano expressarão nas ruas as responsabilidades e as ações defendidas durante a conferência na escola, realizada no início deste semestre.
Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro.
Fonte: Governo de Tocantins – JK
categories: Notícias

Sobre

O Grupo Ambientalista Nascentes (GANA) é uma associação civil sem fins lucrativos ou político-partidários.