Cartilhas

Já estão disponíveis para visualização e download nossas cartilhas, para acesso cliquem na capa:

 

Cartilha Produção de Mudas

 

Cartilha Reflorestamento

 

Cartilha de Práticas Agroecológicas

 
Parabéns a toda equipe!!

PLANTIO (MUTIRÃO) – Comunidade Sapucaia

No dia 05 de agosto de 2012 foi realizado na Comunidade de Sapucaia, propriedade do Sr.Antonio Muniz, um mutirão para o plantio de 200 (duzentas) mudas de árvores nativas com a participação do GANA, Associação de Sapucaia, Colégio Santo Antonio de Jesus e a Escola Municipal Máximo Aquino Peixoto, totalizando 28 participantes, conforme lista de presença.Primeiramente foi distribuído à Associação de Sapucaia 20 folhetos indicando data, hora e local do evento, para ser divulgado com os associados e na referida escola municipal.Djalma e Márcia iniciaram as atividades fazendo uma palestra para os alunos presentes sobre a importância das Matas Ciliares e das Áreas de Proteção Ambiental (APP). No local previamente preparado pelos trabalhadores rurais, plantou-se mudas de Ipê Roxo, Ipê Branco e Ipê Amarelo, Palmito Jussara (em extinção), Canafístola, Saboneteira, Pau Pombo dentre outras espécies. Utilizou-se a técnica de adubação orgânica misturada ao substrato, além de fazer a coleta de saquinhos das mudas, visando a preservação do meio ambiente.Após conclusão dos trabalhos de campo fez-se um lanche-ecologico na sede da Associação de Sapucaia, com produtos naturais da região.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Veja aqui outras fotos

Artigo publicado pela Bióloga Luana Muritiba com base no Projeto Brotar nascentes

Publicado originalmente no site da Associação Brasileira de Agroecologia

Utilização de sistemas agroflorestais na restauração de mata ciliar em pequenas propriedades rurais em Santo Antônio de Jesus, Bahia – Projeto Brotar Nascentes

Use agroforestry systems in the restoration of riparian forest in small rural properties in Santo Antonio de Jesus, Bahia – Brotar Nascentes Project

MURITIBA, Luana1;

1 Grupo Ambientalista Nascentes, lua_lemos@hotmail.com

Resumo: O desenvolvimento de métodos regenerativos que harmonizem as necessidades econômicas dos pequenos agricultores com a conservação da biodiversidade torna-se fundamental para reverter os impactos da agricultura convencional. Ossistemas agroflorestais, que conciliam conservação e produção agrícola, tornam-seuma importante ferramenta para restauração de áreas de agricultura familiar. Paraas famílias que se estabilizaram em Santo Antonio de Jesus, local de estudo destetrabalho, os rios eram tomados como fonte vital, garantia de alimentação e águapara beber. As formações vegetais originais localizadas nas margens de rios e nascentes, denominadas matas ciliares, desempenham importante função ambiental. O Projeto Brotar Nascentes iniciou a restauração de 20 hectares de mata cilar atravésda implantação de sistemas agroflorestais associado a ações de sensibilização ambiental envolvendo três comunidades rurais.

[Read more →]

PLANTIO (MUTIRÃO) – Escola Municipal Florisvaldo José dos Santos


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Mutirão para o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica

O Grupo Ambientalista Nascentes – GANA através projeto Brotar Nascentes realiza no próximo dia 10 de agosto de 2011, das 8:00h às 12:00h, na comunidade de Vila Bonfim, um mutirão para o plantio de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, com a presença de alunos da Escola Municipal Francisco M. de Oliveira e dos Escoteiros de Santo Antonio de Jesus. Este mutirão visa mobilizar as Comunidades em prol do meio ambiente e ajudar o grupo a atingir a meta de plantar 30.000 mudas e recuperar 20 hectares de
mata ciliar, em Áreas de Preservação Permanente – APP no ano de 2011. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e Governo Federal.

Plantio

Depois de 05/06 (o mutirão)  , o plantio se intensificou , agora são varias propriedades simultâneas com uma grande equipe, algumas fotos de registro:

[singlepic id=64 w=320 h=240 float=left]

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e veja mais fotos!

 

Implantação de coleta seletiva – Escola Francisco Sérgio Muricy – Boa Vista

Dia 10/06 implantamos a coleta seletiva na Escola Francisco Sérgio Muricy , na Boa Vista.

Clique aqui e veja todas a fotos

 

[singlepic id=51 w=320 h=240 float=left]

 

[singlepic id=52 w=320 h=240 float=left]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plantio (Mutirão)

Dia 05/06 demos o pontapé inicial nos plantios do Brotar Nascentes,  a primeira propriedade a ser plantada foi a do Sr. Santana e contou com a participação da comunidade, professora Rita e alunos do Colégio Santo Antônio e membros do GANA:

[singlepic id=39 w=320 h=240 float=none]

Clique aqui para ver o restante das fotos!

Sucesso!

VT do Brotar Nascentes aprovado.

Nosso VT foi aprovado, quem ainda não viu é só clicar aqui e ver o resultado final!

Parabéns a toda equipe!  Você sabia que os atores são os próprios agricultores e familiares das regiões onde o projeto está sendo executado? Maravilha não é? Parabéns!!!

Visita a nascente – Região da Boa Vista

Dia 03/06 a partir das oito horas a equipe de educação ambiental levará os alunos da Escola Sergio Muricy Santana a uma nascente degradada na região da Boa Vista. Através da metodologia da pesquisa-ação, os estudantes terão a tarefa de fazer um diagnostico de alguns problemas de degradação como perda de mata ciliar, erosão, assoreamento, etc.